ASCENDINO é o terceiro filho de DESIDERIO e CRISTINA. Nasceu em Ranco dos Bugres, distrito de Azambuja, municipio de Tubarão(SC), no dia 28 de janeiro de 1928 e faleceu em 25 de julho de 2004.
Já na adolecência começou a acompanhar o pai DESIDERIO no trabalho de cortar pedras de granito destinadas a alicerces de casas, barragens para armazenamento de água, pilares para sustentação de pontes, atafonas(moinhos) destinados a moer milho e trigo, mourôes destinados a cercas e à sustentação de parreirais entre outras finalidades..Passou seus primeiros vinte anos erm Rancho dos Bugres e se alfabetizou frequentando a Escola Mixta Municipal de Rancho dos Bugres até o quarto ano primário. Em 1948 a familia se mudou para o então distrito do Municipio de Orleâes denominado Lado da União.A partir de 1948, além de continuar se ocupando com atividades agrícolas e o corte e a colocação de pedras, passou a gerenciar uma fecularia da familia nas safras relativas a colheita da mandioca da região. Em 28 de janeiro de 1954, contraiou matrimônio com Salustriana Oenning. Tiveram quatro filhos: Lea, Rui, Carlos e Marcos. Em ............................ se associou com o irmão Italo e passou a atuar como comerciante e nesta atividade se aposentou em ............. Sempre procurou viver da melhor forma possível. Era muito caprichoso e extreamente zeloso e justo em tudo o que fazia. Gozou sempre de uma boa saúde e faleceu de forma inesperada no Hospital ............ de Tubarão(SC), quando se recuperva dentro do previsto de uma cirurgia de prostata. Deixou a esposa Salustriana, os quatro filhos já referidos, noras, genro e netos como consta da árvore genealógica a seguir.

Familia de Acendino Tramontin


FOTO DE ......: Sentados - Acendino com a esposa Salustriana e o neto .....filho do Rui.
Em pé da direita para a esquerda: Lea, Marcos com o filho Thiago a sua esquerda e a filha Priscila.a sua direita,Rose(esposa do Marcos), Carlos, ...... (filho do Rui), Marilene (esposa do Ru)i e Rui.