| Os primeiros contatos com a FAMILIA TRAMONTIN na ITALIA foram iniciados por   EDUARDO TRAMONTIN(foto ao lado), quando era estudante de engenharia na UFRGS, nos idos de   1988, na intenção de obter a cidadania italiana. Após muitas buscas e pesquisas,   o então ainda jovem EDUARDO descobriu que os nossos primeiros antepassados   italianos que vieram para o BRASIL, partiram de SOVERZENE, provincia de BELLUNO,   região do VENETO - ITALIA e chegaram em URUSSANGA (SC) - BRASIL, em 1878. |  | 
| 
 
 
 Localizado o ponto de partida na ITÁLIA daqueles aventureiros, EDUARDO mandou   uma correspondência para a prefeitura de SOVERZENE, solicitando um documento que   comprovasse a origem italiana de AGOSTINO TRAMONTIN seu bisavô   paterno.   	                    
        Por sorte, esta correspondência passou pelas mãos de ARDUINO   TRAMONTIN, que na época era funcionário da prefeitura de SOVERZENE. O nosso   primeiro parente contatado na ITALIA, ARDUINO, providenciou logo o documento   solicitado e fez alguns comentários  no verso da correspondência expedida pela Prefeitura de SOVERZENE a   respeito do nosso provável parentesco. 
 
 O comentário diz: "Distinto senhor Eduardo, me   chamo TRAMONTIN, ARDUINO e moro em Soverzene. Seguramente somos parentes e por   isso aproveito esta oportunidade para transmitir a voce e a todos os seus   familiares as mais cordiais saudações e votos de felicidades. Se algum de voces   vier para a ITALIA terei muito prazer se vierem me visitar. Meu nono se chamava   GIACOMO e pode ter ocorrido que os nonos de voces, falando da origem deles,   teriam pronunciado o seu nome (GIACOMO). Ainda cordiais saudações  
 
 Em março de 1996 foi a vez de ANA CRISTINA TRAMONTIN, filha de ISARTINO TRAMONTIN, pisar em SOVERZENE. Na foto aparece com ARDUINO em frente a casa na qual nasceu seu bisavô AGOSTINO em 19.08.1872 e da qual partiu para o BRASIL em 1878. 
 
 
 Março de 1996 - ARDUINO mostrando à ANA CRISTINA uma das casas na qual ele, ARDUINO, e outros TRAMONTIN nasceram e ainda vivem em SOVERZENE, porem não mais nestas casas. Atualmente exitem muitas casas desocupadas a exemplo das aqui referidas. Como se pode ver, são habitações muito antigas e os seus ocupantes passaram a viver em outras casas mais atualizadas que foram sendo contruídas na parte mais nova da pequena cidade.  
 
 
 
  Em março de 1997, EDUARDO, o pioneiro em contatos com os TRAMONTIN da ITÁLIA,   teve sua primeira oportunidade de passar por SOVERZENE e aparece na fotografia   com ARDUINO na Prefeitura Minicipal de SOVERZENE, segurando o livro onde foi   registrada, por iniciativa dele, a nossa cidadania ITALIANA.  
 Posteriormente, em agosto de 1997, lá estiveram o   pesquisador ISARTINO com seu irmão ITALO, acompanhados das esposas ANITA e   ZULEIMA, conforme registrado pela foto que segue, junto com os TRAMONTIN   italianos Giuseppe(Beppi) e Arduino e o amigo italiano de Soverzene Lino Burigo Foto de 1997 tirada na região montanhosa do Vêneto (DOLOMITE). Da direita para a esquerda aparecem Zuleima, Italo, Beppi, Isartino, Anita, Arduino e Lino 
 
 
 | |
02.03.2009 - Segundo informações que nos foram passadas, ha mais tempo, por NORMANDO DAGOSTIN BEZ conseguimos tomar conhecimento da existência de descentes radicados no BRASIL de MARIA TRAMONTIN, irmã de AGOSTINO TRAMONTIN. Por solicitação do NORMANDO entramos em contato com ARDUINO TRAMONTIN de Soverzene - Itália e conseguimos a certidão de nascimento de TRAMONTIN, MARIA que, a seguir, vai publicada neste SITE graças a colaboração do ARDUINO. Já temos a relação dos filhos da MARIA TRAMONTIN, que nos foi repassada pelo NORMANDO e que já está publicada na árvore genealógica da familia. Enquanto pesquisamos e aguardamos mais informações do NORMANDO, nos limitamos, no momento, a publicar a certidão de nascimento da MARIA TRAMONTIN, como segue:
Renovamos nossos agradecimentos ao ARDUINO pela remessa da certidão acima e ficamos no aguardo de novos contatos por parte do NORMANDO para que possamos aprofundar pesquisas e relatos sobre a familia de MARIA TRAMONTIN
02.março.2009
A seguir estamos plublicando a certidão de óbito de MARIA TRAMONTIN